10 mitos sobre os cuidados com o cabelo
Todos nós adoramos exibir um cabelo macio, sedoso e cheio de brilho. Mas você e eu sabemos que ter um cabelo impecável demanda um pouco de trabalho. E para dificultar um pouco mais as coisas, inadvertidamente cedemos aos mitos comuns sobre cuidados capilares que ouvimos por aí, o que muitas vezes atrasa ou cessa os nossos esperados resultados.A verdade é: alguns desses mitos sobre o cabelo podem realmente causar danos aos fios. Neste blog, vamos desmascarar 10 desses mitos!
Então vamos aos mitos!
Mito 1: Cabelos cacheados precisam ser lavados todos os dias
FALSO: Algumas mulheres cacheadas - na busca dos "cachos perfeitos" - por vezes, sentem a necessidade de usar dezenas de produtos para hidratação, modelagem, definição, brilho... A pior parte? Os resultados muitas vezes não duram mais de um dia e o acúmulo de produto fica uma loucura.
A frequência com que você lava o cabelo é realmente uma escolha individual, não há certo ou errado. Por ser naturalmente mais ressecado, o cabelo cacheado pode ser lavado com um intervalo de 2 ou 3 dias. Lavar os cachos todos os dias pode intensificar o ressecamento. Já o contrário, ficar muito tempo sem lavar, pode causar alergias no couro cabeludo pelo acúmulo de resíduos na região. Porém, uma lavagem diária não é problema.Para evitar o risco de ressecamento e aumentar a definição, o leave-in faz toda a diferença na hora de cuidar e finalizar o cabelo cacheado. Neste sentido é muito importante você escolher o leave-in de acordo com o seu tipo de cabelo.
Mito 2: As pontas duplas prejudicam o crescimento capilar
FALSO: As pontas duplas não prejudicam o crescimento do cabelo. Esse mito é bastante comum porque muitas mulheres cortam o cabelo quando as pontas estão muito danificadas. Geralmente, a necessidade de cortar o cabelo surge quando os fios já estão extremamente danificados e a aparência das pontas duplas espigadas se torna uma questão estética.
Certos produtos realmente minimizam a aparência de pontas duplas ao uni-las, o que também evita que elas subam na haste do cabelo causando mais danos. Para começar a recuperar os fios em casa, procure linhas de tratamento capilar com foco em cabelos danificados e ressecados. Mas esta é uma correção temporária. A melhor cura para as pontas duplas é apará-las e tomar cuidado extra para evitar que elas ocorram . Nesse sentido, cortar regularmente é o caminho! No geral, de 2 em 2 meses ( no máximo de 3 em 3 ) é o indicado.
Mito 3: Cabelo acostuma com produtos
FALSO: É uma crença comum que o cabelo pode desenvolver uma tolerância a certos produtos após o uso contínuo. O fato é que seu cabelo não está 'vivo' e, como resultado, não é capaz de evoluir ou mudar de maneira drástica, razão pela qual é tão difícil recuperar o dano. Podem existir vários motivos pelos quais seu produto pode não estar funcionando como antes, mas isso não significa que ele "adquiriu resistência". O que acontece é que os fios têm necessidade de diferentes tipos de nutrientes (água, massa e lipídios). Quando parecem não fazer mais efeito, os cabelos já receberam os nutrientes que precisam deste tipo de tratamento.
Outro culpado é o acúmulo de resíduos. Os resíduos do produto podem começar a se acumular e cobrir seus fios, eliminando a definição e o brilho do cabelo. Isso acontece porque os resíduos formam uma película em volta dos fios e impedem que outros produtos cumpram sua função. O famoso efeito build-up, que não apenas resseca, mas também evita que qualquer produto aplicado penetre na haste do cabelo, aumentando a quantidade de produto que fica na superfície do cabelo e perpetuando um ciclo de acúmulo. Imagina o que acontece com aqueles produtos com ingredientes sintéticos, silicones, etc. Com produtos com ingredientes naturais, por sua vez, essas substâncias não são retidas, mas escorridas.
Uma indicação contra esse acúmulo é uma limpeza profunda, e anti resíduo, que proporciona uma limpeza profunda.
Mito 4: Lavar o cabelo todo dia faz o cabelo cair
FALSO: Lavar o cabelo todos os dias só ajuda a eliminar o cabelo que já está quebradiço, mas não causa a queda em si. A perda de cabelo é mais um problema do couro cabeludo do que fatores externos. Um shampoo que não se adequa ao seu tipo de cabelo, por exemplo, pode causar problemas no couro cabeludo, o que pode causar queda de cabelo.
A taxa de queda diária dos fios não diminui ao se evitar lavá-los. Ela só se acumula para cair tudo de uma vez em uma próxima lavagem. Assim, a quantidade de cabelos que vão cair semanalmente é a mesma, lavando uma vez na semana ou diariamente.
Isso nos leva a outro mito de que quanto mais shampoo você usa, mais limpo fica o cabelo. Esse mito também precisa ser explorado.
Mito 5: Ir para a cama com o cabelo molhado evita danos
FALSO: Faça um favor a si mesmo e seque o cabelo antes de mergulhar na cama. Ir para a cama com o cabelo molhado não só pode deixá-lo com um travesseiro úmido, mas também pode causar danos à cutícula e acordar bem desarrumado. Mesmo quando você acha que está pegando leve com o cabelo deixando-o secar naturalmente e dormindo molhado, você corre o risco de ficar com frizz e tudo emaranhado. E a explicação é simples, quando o cabelo está molhado, a cutícula não fica totalmente selada, então o atrito do travesseiro causa frizz.
Mito 6: Usar condicionador causa queda de cabelo
FALSO: Muitas pessoas acreditam que usar condicionador causará queda de cabelo; no entanto, isso também é um mito! Usar condicionador ajuda a desembaraçar o cabelo, resultando em menos queda de cabelo devido à quebra. O uso excessivo pode pesar o cabelo, mas não impede que ele cresça. De qualquer forma, esse é um dos motivos pelos quais o condicionador deve ser aplicado no cumprimento.
Mito 7 Se você arrancar um fio de cabelo grisalho, outros dois crescerão em seu lugar.
FALSO: Não temos certeza de onde veio este, mas é totalmente falso. Pinçar um ou dois cabelos grisalhos não resultará em mais cabelos grisalhos (lembre-se de que os cabelos grisalhos são determinados principalmente pela genética e pelo envelhecimento).
Ainda assim, não é aconselhável, pois arrancar os cabelos grisalhos pode causar afinamento ou cicatrizes, o que pode impedir o crescimento do cabelo naquele local no futuro. Em outras palavras, é melhor deixar a Mãe Natureza fazer o trabalho dela (ou talvez seu estilista).
Mito 8: Cortar o cabelo com frequência faz com que ele cresça mais rápido.
FALSO: O crescimento do cabelo ocorre na raiz, não nas pontas. Portanto, cortar as pontas do cabelo não afeta os folículos responsáveis pelo crescimento do cabelo.
Se liga! Se cortar o cabelo não estimula o crescimento, a alimentação faz esse papel: A nutrição tem um papel central no regular funcionamento dos folículos capilares, que são muito sensíveis a deficiências nutritivas. A ausência de vitaminas vitais pode causar um abrandamento significativo do crescimento do seu cabelo. Assegure-se que está atenta(o) ao seu prato e beneficie a alimentação que o seu cabelo pede. O menu: Cereais integrais, gemas de ovo e pêra-abacate para a sua fatia de vitamina B (em particular B8 e B5), lentilhas, quinoa, frango e salmão para os aminoácidos, marisco e cacau para os minerais e peixes gordos, amêndoas, avelãs e nozes para os lípideos.
Mito 9: Você deve pular o condicionador se tiver cabelos oleosos.
FALSO: O cabelo oleoso não é causado pelo condicionador - ponto final. Em vez disso, ocorre quando muito sebo é produzido pelos tecidos do couro cabeludo, causando acúmulo. Com um shampoo adequado, o condicionador não é apenas bom para cabelos oleosos, mas também necessário, pois ajuda a fornecer uma dose saudável de hidratação! Além disso, ele é o responsável por fechar as cutículas ( e se não fechar, tudo o que colocou vai embora) , além de proporcionar nutrição e proteção que, de outra forma, você não obteria. A chave é encontrar um que funcione para suas necessidades individuais de cabelo.
Mito 10: Escove 100 vezes por dia para cabelos saudáveis
FALSO: Escovar ou pentear rigorosamente pode causar fricção no cabelo. Se você fizer isso em excesso, como 100 ou mais passadas, vai danificar o cabelo e deixá-lo fraco desde a raiz. No entanto, existem alguns benefícios em escovar suavemente e brevemente com uma escova de cerdas naturais: a circulação sanguínea do couro cabeludo pode ser estimulada e também ajuda a distribuir os óleos naturais das raízes às pontas.
É melhor evitar cerdas sintéticas ou plásticas e escovas velhas com fios tortos ou quebrados. Além disso, evite escovar os cabelos molhados. Não se esqueça de desembaraçar suavemente os nós antes de escovar.
Ficamos felizes de você ter lido até aqui, por se informar e se interessar.
Beijos e até a próxima!
Comentários (0)
Voltar para Vem ser natural