Para começar, vamos entender um pouco sobre o que é a lavanda e de onde ela vem.
A lavanda é uma erva utilizada há milhares de anos, que proporciona diferentes benefícios para a saúde de forma muito natural. Hoje, os estudos científicos comprovam que antigos estavam certos em utilizar essa planta nos cuidados pessoais. Em regiões como Pérsia, Grécia antiga e Roma, por exemplo, haviam crenças de que a lavanda ajudava a purificar o corpo e a mente. Ela é nativa da região do Mediterrâneo, usada para dar sabor a alimentos e bebidas, bem como fragrância em cosméticos. A extração do óleo essencial de lavanda é feita a partir da destilação das flores secas da lavanda com vapor.
Aqueles que conhecem este óleo essencial sabem que ele apresenta inúmeros benefícios, tanto para a saúde, quanto para eventuais situações específicas. Aliás, ele é um dos óleos essenciais que mais evidência científica tem sobre muitos dos seus benefícios.
O óleo essencial natural é constituído por terpenos, acetatos, ésteres, álcoois e aldeídos que são responsáveis por suas características de aroma e medicinais, diferente do óleo sintético desenvolvido apenas para a perfumaria.
Quem já é adepto à prática da aromaterapia sempre diz que o seu óleo preferido é o de lavanda (não é em vão, que ele é também o óleo essencial mais utilizado). Isso porque ele tem um perfume delicioso e é extremamente versátil e funcional. Ao mesmo tempo, ele é um dos poucos óleos essenciais que podem ser usados diretamente na pele.
Vamos dividir então em dois seções os benefícios desta flor maravilhosa. Em primeiro lugar, aqueles que agem através da aromaterapia. Em segundo, as suas propriedades quando aplicado diretamente na pele.
Benefícios da lavanda com aromaterapia
O termo aromaterapia é aplicado a um ramo da fitoterapia: pelo nome, a palavra aroma significa cheiro agradável; e terapia, é o tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física.
O óleo essencial de lavanda é um ótimo recurso terapêutico, com potencial aromático capaz de promover inúmeras sensações no nosso corpo, renovando as energias.
1. Sono sereno
Estudos mostraram que a inalação de óleos essenciais – incluindo óleo essencial de lavanda – pode ser uma alternativa segura a outros medicamentos para distúrbios de sono leves a moderados .
Modo de usar: despeje em um difusor de óleos essenciais um pouco de água e somente uma gota de óleo essencial de lavanda para cada metro quadrado da sala ou ambiente no qual você está. A aromaterapia a partir da lavanda também pode ser feita no banho.Também pode encher um frasco de spray de vidro com 120 ml de água e 4 gotas de lavanda. Pulverize na roupa de cama antes de dormir para promover um sono reparador. Este último método também pode ser utilizado para crianças.
2. Ansiedade
O óleo essencial de lavanda pode aliviar os sintomas de ansiedade, embora seja debatido como e por que isso ajuda. Um estudo relatou que a inalação de lavanda reduz os sentimentos de ansiedade em algumas situações. Em outro estudo, mulheres no pós-parto com ansiedade demonstraram níveis mais baixos de ansiedade após usar uma mistura de óleo de rosas e lavanda por 15 minutos duas vezes por semana durante um mês. Como bônus, o uso de óleo essencial de lavanda oferece um efeito calmante sem sedação.
Modo de usar: Eis algumas possibilidades:
- No banho: combinando várias gotas de óleo essencial de lavanda com uma colher de chá de óleo transportador, passando no corpo e entrando no banho quente para que o calor aumente a absorção dos poros.
- No difusor pessoal: Todos os dias, pingue 1 gota do óleo essencial de lavanda no seu difusor pessoal.
- No aromatizador de ambientes: Pingue diariamente de 3 a 5 gotas do óleo essencial de lavanda em um pouco de água no seu Aromatizador Ambiental. Use para aromatizar o quarto antes de dormir.
- Escalda pés: Dilua de 3 a 5 gotas do óleo essencial de lavanda em álcool de cereais e coloque em uma bacia com água morna.
3. Rinites e Sinusites
O óleo essencial de lavanda é útil para fazer inalações para o tratamento de rinites e sinusites. No caso da sinusite, ele pode relaxar, ajudar a dormir e aliviar a congestão nasal, o inchaço e as dores de cabeça.
Modo de usar: Você pode fazer a inalação de vapor, que envolve a combinação de óleos essenciais com água quente para criar um vapor terapêutico. Para isso, aplique de três a dez gotas do óleo essencial de lavanda numa bacia com água quente e, colocando o rosto acima da bacia, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante um minuto ou mais. Outra opção é adicionar uma gota de óleo em um lenço ou tubo inalador e respirar. Os difusores também podem ser utilizados, dispersando os óleos essenciais no ar. Contudo, esse é um método de inalação menos potente.
Benefícios do óleo essencial de lavanda aplicado direto na pele
4. Picadas de insetos
O óleo de lavanda também tem em seu currículo o papel de componente dos repelentes naturais! Vários remédios naturais que servem para picadas de insetos são baseados no óleo essencial de lavanda.
Modo de usar: Pode também ser usado puro na pele após uma picada, para aliviar a irritação e o inchaço (veja no final deste artigo nossa receitinha para fazer sua pomada caseira), bem como no preparo de repelentes caseiros.
5. Anticaspa
Uma das principais possíveis aplicações do óleo essencial de lavanda no cotidiano é na composição dos cosméticos. Nesse sentido, é nos shampoos que esse óleo essencial ganha protagonismo, ajudando a ativar a circulação sanguínea (auxiliando no crescimento) e no combate à caspa. O óleo essencial de lavanda tem efeitos antimicrobianos que podem ajudar a matar fungos e bactérias que causam problemas graves para o couro cabeludo.
Modo de usar: misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda com algumas colheres de sopa de óleo carregador e aplique diretamente no couro cabeludo. Deixe descansar por 10-15 minutos e, em seguida, lave como de costume. Repita esse processo algumas vezes por semana.
6. Massagem
O óleo essencial de lavanda é útil para massagens antiestresse já que além de serem massagens mais relaxantes, ele ajuda a aliviar tensões musculares. O fato da lavanda ser um excelente hidratante, representa um plus para esta experiência de relaxamento e autocuidado.
A massagem com óleo essencial de lavanda também pode auxiliar no tratamento da artrite reumatoide.
Modo de usar: Pode ser usado puro ou misturado em pequenas quantidades com o gel de aloe vera ou com uma base de óleo vegetal, tal como óleo de amêndoa doce.
7. Acne
O óleo essencial de lavanda é um dos mais indicados para o tratamento da acne. Inibe as bactérias que podem causar infecções da pele e ajuda a equilibrar a secreção de sebo cutâneo, além de reduzir o risco de formação de cicatrizes.
Modo de usar: Adicione algumas gotas de óleo de lavanda a um óleo vegetal carregador apto para a pele do rosto.
8. Compressas de lavanda
Compressas frias são úteis para contusões, enquanto compressas quentes são recomendadas, por exemplo, para a dor de garganta e espasmos musculares.
Modo de usar: Mergulhe um pano ou gaze em água quente ou fria e aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda antes de colocá-la como uma compressa sobre a área a ser tratada.
9. Cicatrização de feridas
O uso de óleo essencial de lavanda pode promover a cicatrização de feridas. Ele acelera a taxa de cicatrização, aumenta a expressão de colágeno – que mantém a pele elástica e as articulações saudáveis – e aumenta a atividade das proteínas envolvidas na reconstrução do tecido.
O óleo essencial de lavanda, pode também ser utilizado em queimaduras leves. O alívio da dor é quase imediato e a queimadura geralmente cura sem deixar cicatrizes.
Modo de usar: Aplicar diretamente na pele, seja na forma de pomada ou na forma de óleo essencial. No caso de queimaduras leves, depois de esfriar a área, mergulhando-a em água fria corrente por 5 minutos, passe suavemente o óleo de lavanda puro.
Receita pomada de lavanda
Para auxiliar você a aproveitar os benefícios da lavanda, preparamos uma receita bem fácil de uma pomada.
Ingredientes:
- 90% de óleo vegetal
- 10% de óleo essencial de lavanda
Sugestões: Para uma pomada com uma textura mais dura, utilize manteiga como base no lugar do óleo vegetal (manteiga de karité, murumuru, cupuaçu). Para uma pomada mais líquida e rala, utilize óleos como palmiste, copaíba… o azeite de oliva também funciona!
Meditação
O óleo essencial de lavanda pode participar ativamente do seu ritual de limpeza energética. Na composição de blends de óleos essenciais, a lavanda ajuda no processo meditativo, já que muitas das suas propriedades alinham alguns chakras do nosso corpo. Não é atoa que ela tem esse "poder", visto suas propriedades relaxantes - ideais para o controle da ansiedade e para o combate a insônia, como já falamos - e, portanto, considera-se que seu potencial calmante é imprescindível na hora da busca pelo equilíbrio mental e emocional. Evidente que, se você é alguém que tem o hábito de meditar e/ou eventualmente frequenta retiros espirituais, você já deve saber sobre esse poder da lavanda.
E nos cosméticos, qual o seu papel?
Além de seu papel na aromaterapia, revigorando e transformando o seu banho, o óleo essencial de lavanda também oferece benefícios principalmente ao cabelo, sendo uma forma natural de proporcionar brilho, maciez e força aos fios. O brilho vem da hidratação que fornece aos fios, nutrindo-os, o que pode ajudar a prevenir a quebra, ao mesmo tempo que proporciona um cheiro incrível.
Além de seu potencial estético, a lavanda também pode ajudar a tratar uma doença chamada alopecia aerada, que faz com que o cabelo de uma pessoa caia. Em um estudo, pessoas que esfregaram durante 7 meses óleos essenciais de lavanda, tomilho, alecrim e cedro nas áreas onde o cabelo havia caído, apresentaram crescimento capilar.
Portanto, se você quer cuidar da sua saúde, corpo e mente de uma forma mais natural, ganhando ainda estética, um aroma cheiroso para os cabelos, então aposte na lavanda.
Alguns cosméticos que carregam o OE de Lavanda em sua composição:
Se você tem cabelos um pouco mais secos, quebradiços , que danificam mais facilmente, o Shampoo Nutre Zen pode te surpreender nos resultados! Com ele, o Sabonete Nutre Zen; eles se entendem muito bem!
Caso seus fios correspondam a um perfil normal de cabelo - nem oleoso, nem seco…. - indicamos o Shampoo Suave, que também carrega o óleo essencial de lavanda em sua composição. Caso seu cabelo se encaixe em perfis mais ondulados e cacheados, o Condicionador Profundo pode ser um aliado!
Tukka em 19 10, quinta-feira
Muito interessante a matéria! Obg por compartilhar.
Marlete das Graças Silveira de Moraes em 29 12, quinta-feira
Sou podologa. E uso no meu trabalho os óleos essenciais